terça-feira, 31 de agosto de 2010

Seu endereço de e-mail é público. Que droga!

Tenho respondido com o texto abaixo, aos trocentos remetentes de mensagens que entopem minha caixa de entrada:

"Ola,


Diariamente descarrego inúmeras mensagens na minha caixa de entrada. Não esquento muito com spams e propagandas – a maioria não passa pelos filtros do computador. O que me enche o saco, sinceramente, são mensagens do tipo corrente, pessoas desaparecidas, doenças novas, perigos eminentes, reflexões de vida, apresentações com musiquinha, e agora campanhas políticas de classe média e tudo mais... E o que é mais chato: são retransmitidas por gente conhecida, da minha lista de contatos!

É uma sensação parecida com aquela que sinto quando tem gente entregando folheto em esquinas, no meio da rua, tipo pedágio. Sempre o motorista da frente pára, recebe o material... o trânsito vai parando, você está com pressa...

As vezes, a conexão está lenta (quem não tem banda larga então!!!...), você está aguardando um e-mail importante – e lá está ele na fila do lixo que está entrando!

Algumas destas pessoas enviam tantas mensagens que devem dispor de um tempo invejável de ociosidade. Acho mesmo que elas mesmas não devem analisar o conteúdo do que recebem; já vão repassando e pronto. Eu se fosse ler todo o besteirol que recebo, não teria tempo de viver. Aliás, convites para churrascos, festas e eventos faz tempo que não recebo! Indicação de locais e coisas boas novas acontecendo nem se fala!

Se você está recebendo esta mensagem e não me conhece é porque você faz parte da lista de alguém que me retransmitiu uma mensagem sem ter o zelo, o respeito de apagar seu nome da mensagem anterior. Pelo menos que esta pessoa colocasse os endereços no campo de “cópia oculta”... Esta falta de cuidado, expõe todo mundo a ação de qualquer mal intencionado da rede. Para circular e entrar em ação, basta que um vírus tenha acesso aos endereços de e-mail das vítimas.

Eu poderia ter começado esta mensagem com o corriqueiro “LEIA ATÉ O FIM”. Não precisei, porque você chegou até aqui. Também não vou terminar com “REPASSE PARA SUA LISTA DE CONTATOS”... Agora, se você quiser dar um cutucãozinho nos pentelhos de plantão da rede, fique a vontade. (Só não se esqueça de apagar meu e-mail da mensagem original)."

2 comentários:

  1. Olá, talvez eu conheça vc.Sou de Manaus - AM. Vc conhece o Amazonas?

    ResponderExcluir
  2. Coincidentemente tambem nasci em Manaus de onde parti aos 18 anos. Moro em SP.

    ResponderExcluir